Regularizar a tua empresa ou não? Eis a questão!

Regularizar a tua empresa, ou não? Eis a questão!

Atualmente, inúmeras empresas no Brasil funcionam sem a regularização de suas atividades. Segundo um estudo sobre empreendedorismo informal realizado pelo Sebrae em 2019, dos 28,4 milhões de empreendedores que existiam em 2018, 71% diziam não possuir CNPJ. Embora esta realidade não seja tão recente assim, ela tem se intensificado muito nos últimos meses, sobretudo devido aos impactos ocasionados pela pandemia na economia do país e pela necessidade de muitos de se reinventar por meio do empreendedorismo. Entretanto, a gente quer te ajudar a responder uma questão importante neste artigo: É hora ou não de regularizar a tua empresa?

A maioria das empresas que começam irregulares, o fazem para manter o seu faturamento livre de intervenções tributárias e dessa maneira se expõem a consequências que configuram grandes riscos à sua integridade e ao seu funcionamento de forma geral. O empreendedor despreparado quanto aos trâmites de legalização e paralisado pela burocracia e complexidade dos processos de registro pode se prejudicar muito tornando-se vulnerável à denúncias, multas e advertências. Além dos prejuízos financeiros que isso pode causar, estar irregular limita o crescimento da empresa, diminui a sua credibilidade junto a fornecedores e parceiros em potencial e pode gerar diversos transtornos, desde a impossibilidade de emitir notas fiscais e problemas com a Receita Federal à desgastes com a contratação de funcionários e violação de direitos trabalhistas.

Para evitar estes e outros problemas, a gente considera a regularização imprescindível. Porém, além de prevenir transtornos, a regularização da empresa promove uma série de benefícios ao empreendedor. Pretendemos mostrar que, com ela, é possível assegurar a manutenção dos seguintes aspectos de um negócio:

1. Conformidade

O primeiro sinal de conformidade de uma empresa com as normas de funcionamento brasileiras é a regularização do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o famoso CNPJ. Como “documento de identidade” da empresa, ele atesta sua existência e é utilizado em todas as transações e relações comerciais que ela realiza. É por meio dele que torna-se possível que a empresa esteja em conformidade com os órgãos governamentais e com a legislação vigente. Embora a regularização do CNPJ seja muito importante, apenas isso não é suficiente para garantir essa conformidade. Cada negócio possui uma natureza única e isso modela particularidades em todas as esferas de responsabilidade, sejam elas fiscais, trabalhistas, previdenciárias ou contábeis. Dessa maneira, para reduzir as inseguranças e os riscos do empreendedor e descortinar todos os passos necessários para a regularização completa, a busca por uma assessoria contábil qualificada e de confiança é extremamente importante nesse processo.

2. Credibilidade

A regularização da empresa amplia a sua credibilidade, uma vez que a conformidade é um sinal significativo e talvez o mais palpável de integridade diante das normas vigentes no país.

Uma empresa regular, além de estar protegida contra denúncias e advertências, tem uma abertura maior para a obtenção de empréstimos e financiamentos com juros menores nas instituições financeiras. Ela ganha condições para construir um melhor relacionamento com os seus fornecedores, para negociações e pedidos de parcelamento, por exemplo. Ela transmite confiança e ganha novos critérios para escolher suas parcerias e também ganha insumos importantes para satisfazer aos critérios de consumidores exigentes.

3. Ampliação

Por meio de um cadastro legal, a empresa se torna apta para oferecer atendimento a outras empresas e a participar de licitações para fornecer produtos ou serviços às instituições governamentais. Isso gera um aumento de visibilidade e pontos importantes a serem explorados em seu marketing e na sua prospecção de forma geral. Como consequência, torna-se possível a captação de novos clientes, tanto no Brasil como no exterior, a construção de pontes comerciais interessantes e o aproveitamento de novas oportunidades para a ampliação do negócio.

4. Economia

Ao ser legalizada, uma empresa passa pela escolha de um regime tributário adequado às suas atividades e que ofereça o maior número de vantagens possíveis ao seu funcionamento. O Simples Nacional é um exemplo de programa para micro, pequenas e médias empresas que oferece o recolhimento de impostos com alíquota diminuída e proporciona uma economia significativa ao longo do ano com o recolhimento de impostos.

5. Segurança

A legalização da empresa e a escolha de seu tipo societário (a sua natureza jurídica) podem ser uma garantia muito importante de proteção ao patrimônio pessoal do empresário e/ou dos sócios. Uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) ou uma Sociedade Empresária Limitada (LTDA), por exemplo, proporcionam uma segurança maior ao patrimônio da Pessoa Física de cada um dos envolvidos na constituição da empresa. Além disso, a empresa regularizada permite que funcionários e sócios recolham valores relativos a direitos trabalhistas e tributários. Um exemplo é a contribuição mensal ao INSS que garante benefícios relacionados à aposentadoria e ao recebimento de auxílio-doença em caso de afastamento por motivo de saúde.

6. Controle

Uma empresa devidamente regularizada e assistida por uma assessoria contábil qualificada, terá maior e melhor controle das suas finanças. Haverá clara separação entre o financeiro do(s) dono(s) e o faturamento e custos de gestão da empresa. Essa clareza pode parecer trivial, mas na verdade ela é inegociável para a saúde financeira do negócio e sua consequente maximização de lucros a longo prazo.

Todos os benefícios apresentados, em conjunto com um bom planejamento empresarial, estudo e aperfeiçoamento contínuos no universo do empreendedorismo e o auxílio de uma assessoria contábil qualificada e de confiança, oferecem as condições necessárias para a construção de uma empresa verdadeiramente sólida, duradoura e sustentável.

A Convexa é uma contabilidade digital moderna, próxima e oferece um olhar qualificado, amplo e cuidadoso para o teu negócio. Se precisares de ajuda para a regularização da tua empresa, mande uma mensagem e conte com a gente!

Baixe nosso eBook

Você também pode se interessar

Interessado? Assine nssa Newsletter