Inovação e maturidade podem (e devem) caminhar juntas

Inovação e maturidade podem (e devem) caminhar juntas

Os desafios sociais e econômicos, a aceleração dos meios de comunicação e a digitalização de serviços importantes ganharam crescimento exponencial nos últimos tempos. Diante de tudo isso, a gente não pode ignorar o tipo de consumidor que vem surgindo no mercado: pessoas com um maior senso de urgência na solução de seus problemas, porém mais conscientes de que o valor gerado pelas empresas está além do material ou operacional que elas podem oferecer. 

Este é o atual convite feito às empresas de forma geral: se adaptar gerando respostas rápidas, mas ao mesmo tempo cuidadosas. É hora de rever os sistemas, os processos e as pessoas que fazem os negócios acontecerem. A gente acredita que esse é o chamado da inovação. Ela acontece no surgimento de uma ideia completamente nova, melhorando processos, metodologias e jeitos de se fazer alguma coisa. Ela mostra novos caminhos para se realizar ofertas, captações e dá novo rumo para a organização da empresa. Inovação e modernidade estão ligadas ao uso de novas tecnologias, mas não podem ressaltar só os processos e as ferramentas e deixar de lado os indivíduos e as interações entre eles. O novo se configura tanto na atualização dos processos tecnológicos como também na atualização dos processos relacionais e isso demanda maturidade.

A maturidade é a construção de bagagem na vida, ela valoriza técnica e teoria, mas vai além disso. É ela que possibilita um olhar atento aos processos para submetê-los a melhoria contínua. O indivíduo maduro é aquele que sabe que não está pronto, mas deseja se desenvolver ao máximo e em todas as esferas. Ele se posiciona, se responsabiliza, olha pro todo, reconhece quando parar ou quando recomeçar algo. No meio empresarial, não é diferente. A maturidade é o desenvolvimento pleno das técnicas, teorias, comportamentos e vivências necessárias para fazer a empresa acontecer e isso se dá em conjunto. É um trabalho que abrange cada um dos indivíduos que participam do negócio e que cuidam dele. 

Como unir inovação e maturidade?

A inovação e a maturidade precisam caminhar juntas, pois a exploração de novas ideias sem a observação do fator humano e o quanto ele muda, se converte em risco para a empresa. Embora o instrumental seja importante, ele não é mais suficiente para o novo mercado que surge. A elaboração de sistemas e processos inclui pessoas em diversas pontas (gestores, colaboradores, fornecedores, consumidores), por mais tecnológico que sejam. Por isso, trouxemos dicas sobre o que achamos importante no ambiente empresarial para que tu possa garantir que, no teu negócio, inovação e maturidade sempre caminhem juntas. 

  1. Mantenha um olho no mercado, outro no negócio e seja capaz de se adaptar

O mercado é volátil e revela tendências importantes a se considerar. Quando o assunto é tecnologia isso é ainda mais evidente. Estar antenado é fundamental na tomada de decisão dentro de qualquer empresa. A avaliação do contexto é parte indispensável na proposta de novas soluções aos consumidores e olhar para dentro do negócio também. A autocrítica é importante no reconhecimento da necessidade de adaptação. Tudo muda o tempo todo e os sistemas e processos caminham junto com esta mudança. Olhar para eles, detectar o que não se adequa mais ao contexto atual e propor melhorias é ponto chave para inovar com maturidade. 

  1. Busque e ofereça capacitação contínua e incentive a colaboratividade

A alta qualificação técnica nunca foi tão importante. É necessário saber onde se pisa para entregar alto valor por meio do que é produzido ou solucionado. Por isso, atualizar-se tecnicamente se tornou primordial dentro das empresas modernas. É preciso valorizar o investimento em educação e capacitação das equipes e construir em seu meio um espírito colaborativo. Equipes colaborativas saem na frente porque a colaboração dá lugar à competição e isso torna o ambiente mais fértil para a criatividade e a inteligência coletiva, fatores fundamentais para o surgimento de novas ideias e o cultivo de relações saudáveis dentro do ambiente empresarial.

  1. Estimule o pensamento autônomo e o respeito à diversidade

Nancy Kline, autora do “Thinking Environment”, um método de construção de ambientes estimulantes ao pensamento e ao diálogo, diz que a coisa mais valiosa que podemos oferecer uns aos outros é um espaço para que possamos pensar por conta própria. É importante manter em mente que, todos podem contribuir, por isso o desenvolvimento de um pensamento autônomo enriquece o surgimento de novas possibilidades e soluções. A diversidade é outro aspecto importantíssimo para que isso aconteça. O ambiente empresarial precisa ser um ambiente que não só respeite como valorize a diversidade e a multidisciplinaridade das equipes. É necessário o rompimento de vieses e preconceitos para que o famoso “pensar fora da caixa” se torne uma realidade. 

4. Invista em conexões genuínas e no exercício da empatia

A qualidade dos relacionamentos dentro das empresas nunca foi algo tão necessário para a inovação acontecer como agora. Relações saudáveis demandam uma boa dose de maturidade. O time de uma empresa forma uma comunidade e o senso de pertencimento que se estabelece ali promove leveza e criatividade. Aí entra também a empatia e a qualidade da escuta. Tudo começa com a forma como escutamos o outro. Uma escuta bem feita, além de conectar pessoas, vira informação de qualidade para boas soluções. Isso aprimora o capital intelectual das empresas e favorece muito o surgimento de novas ideias e de boas relações.

Convexa: Pra ser cool tem que ser inovadora e madura

A gente acredita muito que a fusão da inovação com a maturidade é a base do conceito das “Cool Companies” espalhadas ao redor do mundo. Ser uma das empresas mais queridinhas para se trabalhar no Brasil é um dos nossos sonhos, precisamos confessar! E isso vai além de um ranking. A gente gosta de gente e é preciso reconhecer que a tecnologia aplicada e que compõe todo o nosso modelo de negócio só faz sentido porque as pessoas estão por trás dela, olhando cliente a cliente com todo cuidado. Além disso, se tem um lugar que revisa os próprios sistemas e processos com bastante frequência, esse lugar é aqui. Fazemos isso através da nossa capacidade de autocrítica  e ampliando constantemente a nossa expertise técnica por meio da capacitação do nosso time. Ficamos de olho no mercado e estamos prontos para nos adaptar sempre e isso não acontece por acaso. Aqui priorizamos um ambiente seguro ao pensamento autônomo e à diversidade. A gente sempre valorizou e sempre vai valorizar as conexões de verdade. 

Quer saber mais como a inovação e a maturidade caminham juntas por aqui? Mande uma mensagem pra gente e agende um cafezinho! Nosso time tá prontinho pra te receber! 😉

Baixe nosso eBook

Você também pode se interessar

Interessado? Assine nssa Newsletter