Assessoria contábil: os cinco tipos de riscos que ela pode evitar na tua empresa

Os erros que uma assessoria contábil de qualidade pode te ajudar a evitar

Uma empresa tem entre seus objetivos proporcionar ao empreendedor uma fonte de renda segura, baseada nos seus projetos de vida e paixões. O crescimento desses negócios está inevitavelmente atrelado ao seu amadurecimento financeiro, que só pode ser garantido por meio de planejamento e gestão eficientes.

Já comentamos aqui em outro momento e achamos válido repetir, que conhecemos negócios com vendas em alta e saldo negativo na conta. Esse cenário é resultado de uma gestão financeira que possivelmente está baseando as decisões apenas em fluxo de caixa e desconsiderando todo o conjunto de fatores que garantem a sua estabilidade como um todo.

Uma boa assessoria contábil proporciona ao empresário uma visão ampla da gestão financeira a partir da observação de todas as questões que afetam essa área do negócio. Com essas informações é possível ver os riscos aos quais a empresa pode estar exposta e que podem ser evitados. Vamos destacar cinco deles aqui. 😉

Evita riscos fiscais

No momento da formalização as empresas podem escolher entre os três regimes tributários em vigor no Brasil – o Simples, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Uma boa assessoria contábil evita que o empresário opte por um enquadramento que sobrecarregue sua carga tributária desnecessariamente.

Com orientação adequada, o empresário também se resguarda de fazer escolhas que podem levar a aquisição de dívidas junto a órgãos federais, como por exemplo: erros na classificação das atividades econômicas e desatualização sobre normas tributárias. Dívidas com União costumam ter juros muito altos e geram risco de desestabilização da empresa.

Evita riscos jurídicos

Assim como no enquadramento tributário, a empresa precisa de uma natureza jurídica adequada aos seus objetivos e às suas condições no momento da formalização. Uma boa assessoria contábil evita que o empresário opte por um enquadramento que ofereça riscos jurídicos ao longo do amadurecimento do negócio.

A percepção de uma natureza jurídica inadequada muitas vezes só acontece quando a empresa enfrenta problemas, que poderiam ter sido facilmente evitados apenas com uma opção diferenciada de enquadramento.

Evita riscos trabalhistas

As leis que regem as relações de trabalho são estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pelos Acordos Coletivos de Trabalho de cada categoria. É uma legislação ampla, complexa e que está em constante atualização, tornando desafiador os processos de contração, gestão e encerramento de contratos de trabalho.

Uma boa assessoria contábil evita que a empresa sofra processos trabalhistas devido a erros na observação criteriosa das leis. Esse cuidado também contribui para a construção de relacionamentos com a equipe pautados no respeito mútuo, estabelece vínculos de confiança e cria uma cultura organizacional adequada para um alto nível de produtividade.

Evita riscos contábeis

O processo de tomada de decisões em uma empresa é mais assertivo quando o empresário tem em mãos todas as informações que podem trazer clareza para suas ponderações. Uma boa assessoria contábil é como um mapa no qual o empresário pode ver com exatidão quais são os caminhos mais seguros.

Quando não há assessoria, algumas questões importantes são pouco observadas, como por exemplo a depreciação de bens e a análise de incidência de impostos sobre um produto. Dois itens que ao serem excluídos de uma análise contábil geram um panorama distorcido do capital da empresa e colocam a segurança de decisões em xeque.

Evita riscos financeiros

Como ter uma empresa financeiramente estável sem o cuidado meticuloso com as finanças? É difícil! Uma boa assessoria contábil além de estruturar todas as questões que já citamos até aqui – jurídicas, fiscais, trabalhistas e contábeis – faz todas essas peças se encaixarem, formando um motorzinho com o qual a empresa decole.

A assessoria contábil garante o pagamento dos impostos em dias, monitora contratos com prestadores de serviços e fornecedores para garantir eficiência do fluxo de caixa, faz contratos de trabalhos adequados às receitas, dentre inúmeras outras atividades que darão ao empresário a tranquilidade de saber que o capital está seguro.

Assessoria contábil é a melhor parceira que uma empresa pode ter

Sabemos que um negócio em processo de crescimento nem sempre pode investir em todos os braços que precisa para ajudar, mas priorizar o suporte de quem pode proporcionar à empresa as condições necessárias para o crescimento é o melhor investimento a ser feito. O empresário só tem a ganhar quando escolhe a assessoria contábil como parceira de jornada.

Na Convexa nós somos exatamente essa parceria. Quando tu chega por aqui, nos primeiros momentos já sente que estamos prontos para absorver toda essa carga pesada para ti e transformá-la em ferramentas para o sucesso. Nós evitamos que o teu trabalho à frente do negócio te dê um retorno menor do que aquele que tu merece.

Pense com carinho na situação jurídica, fiscal, trabalhista, contábil e financeira da tua empresa e avalie se está seguro com as decisões que tem tomado em cada uma dessas áreas. Se não estiver claro, traga suas inseguranças, dúvidas e expectativas para uma conversa conosco. Envie uma < a href="https://convexa.net.br/contato/">mensagem, que a gente te espera aqui 🙂

Baixe nosso eBook

Você também pode se interessar

Interessado? Assine nssa Newsletter