A jornada empreendedora possibilita a conquista de obter o nosso sustento da mesma fonte por meio da qual realizamos um sonho. Para chegar nesse ponto é preciso percorrer uma jornada muito desafiadora e a decisão de vivenciá-la demanda grandes e fortes motivações.
Quando alguém se identifica como um empreendedor, é comum que existam dúvidas sobre o perfil e a área de atuação da empresa que se deseja construir. Os históricos acadêmico e profissional geralmente mostram alguma direção, mas nem sempre são fatores exclusivamente determinantes. É muito comum ouvirmos histórias de empreendedores que traçaram caminhos muito diferentes do óbvio.
A escolha das características e entregas da empresa precisa considerar quais são tuas paixões na vida, aquilo que está na tua mente, na tua rotina e nos teus sonhos. A escolha precisa ser resultado de reflexões sobre a vida pessoal, profissional e emocional. Quando os desafios surgirem, apesar do racional ser importantíssimo em toda e qualquer ação, a paixão será a motivação para não desistir.
Como ter uma indicação sobre a minha paixão?
Saber o que ama, o que faz teu coração pulsar e o que vai manter a tua motivação diária pra fazer teu negócio acontecer é consequência de uma jornada contínua e honesta de autoconhecimento. Olhar pra dentro e encontrar respostas sobre o que tu gostas de fazer e consumir no tempo livre, sobre o que as pessoas te pedem ajuda ou orientação a respeito, sobre o que tu gostas de conversar sobre (mesmo em momentos de lazer), podem ser indicações muito interessantes sobre o que faz teu olho brilhar.
Aqui a gente deseja evidenciar que a paixão vai além daquilo em que somos bons tecnicamente ou daquilo em que temos experiência. Ao decidir empreender é importante nos desprendermos de crenças limitantes sobre o que devemos fazer por parecer o caminho mais lógico e encontrarmos o que verdadeiramente nos envolve, investindo aí as nossas energias empreendedoras, mesmo que isso não esteja necessariamente associado a nossa profissão/formação.
Um(a) jornalista pode se tornar um(a) confeiteiro(a) e usar seus conhecimentos para conquistar o mercado digital. Um(a) psicólogo(a) pode entrar para o mercado esportivo e usar suas habilidades para obter sucesso na seleção de equipes. Um(a) advogado(a) pode se tornar CEO de uma startup e usar sua experiência para dominar negociações.
Em qualquer escolha sobre o segmento que empreenderá, o conhecimento sobre o mercado, a capacitação técnica e gerencial são indispensáveis. Entretanto, a motivação pra aprender, acertar, errar e reaprender quantas vezes forem necessárias, se fará muito mais presente quando houver paixão por aquilo que se está aprendendo.
E se eu me apaixonar pelo que não posso ter?
Não dá para falar desse assunto, sem falar de corações partidos pela paixão não correspondida. Quem nunca? No empreendedorismo isso acontece também. Por exemplo: Pessoas que desejam um negócio não recomendado para o mercado naquele momento ou pessoas que querem investir em um negócio fora da sua capacidade financeira naquela situação.
Por essa razão, para avaliar a viabilidade de um negócio movido por uma paixão e fazer com que a empresa nasça segura, é fundamental a realização de um bom plano de negócios. As possíveis incompatibilidades entre a paixão e o mercado serão avaliadas, alternativas estratégicas serão traçadas e planos para que a empresa se torne tudo o que foi cuidadosamente sonhado serão feitos (e refeitos, sempre que necessário) a médio e longo prazo.
E quando minha paixão “esfria”?
Seres humanos se transformam ao longo da vida e de suas trajetórias. Com o empreendedor, isso pode acontecer e demandar revisões sobre as motivações que o levaram a investir tempo e dinheiro em uma paixão que talvez perca o sentido (e está tudo bem). Entretanto, se a paixão mudou, calma! Talvez seja precipitado fechar as portas.
É possível avaliar alternativas financeiras para mudar aspectos que geram insatisfação, reposicionar o negócio no mercado e, em último caso, tomar uma decisão segura em encerrar as atividades com fôlego para investir em um novo negócio mais alinhado aos novos desejos.
Empreender e te conhecer bem caminham de mãos dadas. Por isso, é preciso ter o suporte de uma assessoria cuidadosa na abertura do teu negócio. Somos contabilidade, lidamos com as questões burocráticas e técnicas desse processo, mas também somos escuta e orientação de qualidade pra ti. Sabemos que o exercício de descobrir o que te move é teu e te encorajamos a dar total atenção a isso. Mas se precisares de um norte no processo de abertura da tua empresa, conta com a gente! Nos mande uma mensagem e vamos agendar um café! A tua paixão merece esse cuidado. 😉