Soft Skills: conheça as habilidades necessárias para empreender

Soft Skills: conheça as habilidades necessárias para empreender

Como estar à frente do teu negócio, não deixar a peteca cair, fazer real diferença na vida das pessoas e gerar resultados te relacionando bem com elas? Sabemos que uma formação profissional de qualidade, habilidades técnicas avançadas e uma boa dose de experiência serão sempre fatores fundamentais no empreender. Porém, uma boa liderança de negócios e equipes precisa olhar para um ponto relevante nas relações interpessoais: as soft-skills.

O termo soft-skills tornou-se conhecido na década de 70, quando manuais das Forças Armadas dos Estados Unidos reuniram orientações aos militares sobre humanização nas relações com os cidadãos. Desde então, as soft-skills foram difundidas como habilidades comportamentais desejáveis para lidar com o outro e consigo no exercício de uma função.

Esse conceito foi adotado pelo ambiente de negócios e está ganhando força, impulsionado pelo crescimento do debate sobre saúde mental e a importância das empresas criarem ambientes de trabalho emocionalmente saudáveis. Além disso, compreender as softs-skills como uma parte estratégica da visão de negócios é uma oportunidade para nos aprofundamos no amadurecimento emocional necessário para estar à frente de uma empresa e ao mesmo tempo construir um negócio alinhado a uma das maiores expectativas dos consumidores atuais: empresas humanizadas. Para cada segmento há um grupo de softs-skills desejável, mas trouxemos aqui hoje as cinco que acreditamos ser as mais importantes em todas as áreas de atuação e em todos os tipos de negócios.

Visão sistêmica

Todo negócio é um organismo vivo e não apenas algo que traz dinheiro pro bolso do empreendedor. A visão sistêmica nos permite compreender a empresa como um todo e com isso enxergar de forma mais minuciosa a relação entre cada frente de trabalho dela. As decisões tomadas consideram a integralidade do humano (aliando mente e coração), do negócio (aliando venda e relacionamento) e como as escolhas para um determinado departamento afetarão outros. Daí é possível planejar e definir objetivos factíveis e, assim como um lince, olhar além para fazer a empresa crescer.

A visão sistêmica também possibilita a compreensão da nossa entrega realizada ao mundo a partir de uma visão ampla do contexto social, cultural, político, econômico e ambiental em que a empresa está inserida. Nessa relação simbiótica entre o negócio e cada um desses cenários, novas oportunidades de atuação são identificadas ao mesmo tempo em que entregamos um alto valor à sociedade.

Autoconsciência

Quem conhece a si mesmo, sabe o que quer e onde quer chegar, por isso essa habilidade é tão essencial para um empreendedor. Como já falamos em um artigo recente por aqui, ter uma empresa é um projeto de vida e a autoconsciência nos dá clareza para ver se estamos direcionando a nossa energia para o que realmente nos faz feliz.

Essa certeza vai nos motivar em cada passo e no caminho a autoconsciência nos mostrará os pontos fortes ou pontos a serem melhorados para crescer, como agir diante das nossas vulnerabilidades e como ajustar a rota quando percebermos que algo fugiu daquilo que acreditamos pro nosso negócio.

Inteligência emocional

Altos e baixos são sinônimo de humanidade e a inteligência emocional é a habilidade de tomar decisões assertivas motivado pelo equilíbrio entre os impulsos racionais e os impulsos emocionais, mesmo em momentos de pressão. Ter uma empresa é caminhar em constante instabilidade, pois mesmo os melhores planejamentos estão sujeitos a fatores que estão totalmente fora do nosso controle.

Diante dos desafios que precisamos superar, com inteligência emocional nos tornamos mais presentes em nós mesmos, identificamos o que nos gera medo, raiva, frustração e aprendemos a ter atitudes melhores em cenários onde isso acontece. Com ela encaramos os problemas e buscamos soluções com maturidade, conseguimos enfrentar as inseguranças e assumir os ônus e os bônus à frente do nosso negócio.

Resiliência

Perdas infelizmente acontecem e o melhor que podemos fazer quando algo se vai é organizar o espaço para o novo que vem. Resiliência é a habilidade de nos recuperarmos do impacto gerado quando os planos não saem conforme o esperado. Na vida do empreendedor essa dinâmica das perdas e ganhos é muito comum e vivenciar as transições com disposição ao aprendizado e à melhoria contínua é muito importante para que a gestão se levante e sacuda a poeira para recomeçar.

Com essa habilidade nos permitimos sentir, nos acolher e buscar internamente a força para repaginar ideias, aprender com os erros, aprimorar a forma de trabalho diante dos desafios e permanecer aberto para evoluir sempre os processos do negócio.

Comprometimento

A jornada do empreendedor é muito mais ampla do que a abertura de um CNPJ. É necessário estar presente, realizar todas as atividades necessárias com responsabilidade, dedicação e construir um compromisso genuíno com o que está sendo entregue ao mundo.

Quando amamos o que fazemos podemos nos equivocar com a ideia de que tudo serão flores. Entretanto haverá dias em que a doação do nosso tempo, do nosso dinheiro e da nossa energia serão maiores do que imaginávamos. Quando isso acontece, é o comprometimento diário com o sucesso do nosso negócio que nos fornecerá a motivação necessária para prosseguir e vencer os obstáculos. É ele que nos devolverá o foco, a paciência e perseverança para solucionar problemas.

As Softs Skills na Convexa

As softs skills fazem parte da nossa essência e forma de trabalho por aqui. Desde a nossa concepção tínhamos em mente que uma contabilidade humanizada passava por desenvolvermos as nossas habilidades de relacionamento. Buscamos esse amadurecimento diariamente e envolvemos toda a nossa equipe nesse processo.

O que aprimoramos transmitimos, e nossos clientes são convidados a levarem para seus negócios os mesmos valores humanos que vivenciam na nossa relação com eles. É com essa visão que fazemos contabilidade de gente para gente!

Quer tomar um café e conhecer nosso trabalho de perto? Mande uma mensagem pra gente! 🙂

Baixe nosso eBook

Você também pode se interessar

Interessado? Assine nssa Newsletter