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Qual a importância de apresentar os extratos bancários para o seu contador? Será que se for omitido algum tipo de informação bancária, a empresa ficará livre de pagamento de algum eventual tributo? Esse artigo vai abordar porque o empreendedor deve sempre enviar os extratos bancários para a contabilidade.

 

Uma das tarefas da contabilidade é registrar os acontecimentos financeiros que envolvem a empresa, sejam estes valores de recebimentos ou de pagamentos. Essa movimentação vai ser sempre contabilizada linha por linha, e sempre por valor que aparece no extrato bancário. Taxas bancárias, pagamentos a fornecedores, retiradas dos sócios, pagamentos aos funcionários, recebimento de uma venda, etc, são exemplos de situações que podem ser contabilizadas através do extrato bancário. Sem o extrato, o contador não consegue realizar o correto lançamento destas informações e a contabilidade da sua empresa fica sem ter os lançamentos registrados.

 

Os valores que entram na conta corrente da empresa são contabilizados em uma conta específica que devem ser cruzadas posteriormente com as vendas realizadas (emissão de notas fiscais). Se os valores de recebimento superarem o valor das notas fiscais, haverá então um desequilíbrio entre estas contas, que poderá ser um problema ou não, dependendo da origem destes recebimentos. Por exemplo, se a empresa contraiu um empréstimo bancário, é natural que haja um valor considerável de entrada financeira na conta da empresa. Porém, este valor não é proveniente de uma venda e, se não houver a correta contabilização que evidencie que aquele valor recebido é de um empréstimo, a empresa poderá ter problemas com o fisco. Outro exemplo é se você possui uma outra conta corrente. Os valores de transferência entre estas contas também devem ser contabilizados da forma correta, considerando essa movimentação. Todas essas e outras movimentações são perfeitamente justificáveis, e é através da contabilidade que a empresa se resguarda e atesta que existem valores que foram recebidos e qual a sua origem e se são provenientes de vendas ou não.

 

Mas a contabilidade pode não ser feita caso você opte por não enviar o extrato bancário ao contador? Não! A contabilidade da sua empresa sempre será executada, mesmo que as informações bancárias não tenham sido enviadas. Os lançamentos contábeis serão feitos, porém o registro que ficará é que a empresa não tem conta bancária. É possível, por exemplo, contabilizar todos os recebimentos em uma conta denominada “caixa”. O problema é que o governo tem acesso à informação de que a sua empresa possui conta(s) bancária(s). Quando for feita a entrega da contabilidade da empresa para o governo, as informações enviadas ficarão incompletas. Ao receber a sua contabilidade, o governo faz um cruzamento de dados com o que foi informado e de forma automática, sua empresa poderá cair em uma fiscalização, o que chamamos de malha fiscal.

 

Sob o aspecto tributário, tudo deve ficar devidamente registrado. Engana-se quem acha que a os serviços contábeis se resumem ao cálculo de guias de pagamento dos impostos. É uma das atribuições do contador fazer uma análise completa e o registro correto na contabilidade da empresa, com o objetivo de evidenciar as movimentações financeiras e justificar ao fisco as informações necessárias mediante uma possível fiscalização.

 

A Convexa Contabilidade é uma empresa que se preocupa com isso, pois sabemos a importância dos registros contábeis para que toda a movimentação financeira da sua empresa seja devidamente registrada.

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