Plano de Negócios: o que é e por que preciso de um?

A importância do plano de negócios

Uma empresa começa no sonho do empreendedor e inicia suas atividades quando os produtos ou serviços são colocados à disposição dos clientes. Entre o sonhar com uma empresa e concretizá-la há um processo de maturação que envolve cuidados específicos para que ela seja colocada no mundo com estrutura forte e preparada para crescer. Porém, por necessidade ou ansiedade de ver a empresa de portas abertas, o empreendedor prioriza a resolução de itens operacionais e não vê importância em priorizar o Plano de Negócios.

Pular essa etapa faz com que todas as decisões relativas à abertura da empresa sejam baseadas apenas em conhecimento empírico, sem validação estratégica sobre as escolhas certas para que esse negócio prospere. Empresas que começam desta maneira podem crescer assim como negócios que surgem de forma planejada, mas sem o Plano de Negócios isso acaba se tornando uma questão de sorte e os desafios que existem serão muito mais difíceis de superar.

Porque o plano de negócios não pode ficar pra depois?

O Plano de Negócios é um guia para cada decisão, desde as de grande impacto aos pequenos detalhes. Para entender a relevância de começar pelo Plano, destacamos que sem ele, decisões básicas como quais produtos/serviços a serem oferecidos, o valor de cada item, a localização ideal do negócio e formas de divulgação, seriam feitas intuitivamente.

Fazer escolhas tão importantes por dedução abre margens para riscos como: ofertar um produto/serviço sem estudo de mercado e descobrir que há escassez de matéria prima; escolher uma localização que parece adequada, mas sem avaliação de concorrência, ficar em desvantagem; criar perfis nas redes sociais, mas sem um plano de marketing, não se conectar com o público-alvo, dentre muitos outros.

Uma empresa é um organismo vivo e funciona adequadamente quando os membros estão entrelaçados e se movimentam juntos. O Plano de Negócios é o que cria as conexões de maneira correta e cada movimento é feito com plena consciência sobre o que esse organismo precisa para se desenvolver.

Como fazer um plano de negócios?

Para elaborar um Plano de Negócios a gente sugere a seguir uma estrutura básica de tópicos que geram reflexões importantes e que, para serem feitas, demandam apenas caneta, papel e muita vontade de se informar e estudar sobre os detalhes do teu próprio negócio. Espia só que ponto de partida interessante isso pode ser pra ti!

O perfil da empresa

Liste as características da empresa, seu posicionamento e missão, como serão as pessoas envolvidas, o que será oferecido e seus benefícios, se haverá estrutura física, a sua forma jurídica e o seu enquadramento tributário.

Análise de mercado

Liste os desafios e as oportunidades identificadas e tudo sobre a segmentação de clientes, trace o seu perfil de consumo, necessidades e o que os levam a buscar por ti. Liste também informações sobre a concorrência e como tu podes ser diferencial diante do que encontrar. Analise os fornecedores, seus preços, prazos e condições de pagamento.

Plano de marketing

Aqui, uma forma de simplificar a reflexão é tu te perguntar como o cliente saberá que teu negócio existe e como tu vai apresentar cada detalhe do que oferece a ele. Anote tudo! 😉

Plano operacional

Te pergunte quais serão os processos internos que colocarão a engrenagem do teu negócio em funcionamento. Descreva os bastidores do teu dia a dia, os custos gerados, as pessoas envolvidas e como ele possibilita as entregas da tua empresa.

Plano financeiro

Liste tudo que envolva dinheiro no teu negócio e faça estimativas que promovam passos mais seguros. Liste todos os investimentos em bens, o capital necessário para a operação rodar e todos os gastos com reformas, taxas e instalações de pré-abertura.

Plano de vendas

Desenhe como teu produto chega ou como teu serviço será entregue, defina formas de pagamento, estimativas de faturamento e lucro, metas de curto, médio e longo prazo.

Análise de cenários

Simule contextos em que sua empresa esteja dentro do esperado, indo muito bem ou não indo tão bem assim e reflita sobre atitudes e ações a serem tomadas nestes contextos.

Ao finalizar a reunião de todas essas informações vale verificar se está tudo completo. Um bom Plano precisa te responder se é ou não a hora de apostar no teu negócio e também será um guia de consulta e verificação do alcance de objetivos e metas da empresa. Toda a reflexão gerada visa trazer clareza e segurança para agir. Além disso, o processo como um todo contribui para o amadurecimento da mentalidade de gestor que nasce dentro de ti, assim que a tua empresa é concebida.

Pense sempre o melhor, mas esteja preparado para os desafios

Quando vamos colocar um sonho em prática, ser otimista é indispensável, mas o empreendedor precisa compreender que está entrando em um grande desafio e não pode ignorar que existem os fatores de riscos. Mesmo com os melhores esforços, a empresa pode tropeçar já em seu início e será necessário uma estratégia para minimizar os impactos negativos.

Como exemplo disso, a gente conhece a história de uma empreendedora que para abrir seu negócio escolheu um espaço comercial e investiu em uma grande reforma. Na semana da inauguração, devido a pandemia, começaram as restrições no comércio. Por ter se preparado, não levando em conta apenas a sua visão otimista, no Plano de Negócios, definiu estratégias alternativas atreladas a inauguração, marketing e vendas. A loja superou as expectativas na abertura e segue, mesmo diante dos mais variados desafios.

É por esses e outros tantos exemplos que valorizamos muito a elaboração de um Plano de Negócios. Ele pode ser simples e objetivo, porém completo. Aqui na Convexa, a eficiência na formalização e na gestão financeira da tua empresa é ampliada quando há esta ferramenta para nos direcionar. Se ainda não tem um Plano de Negócios, tome nota dos pontos de partida que trouxemos pra ti neste artigo e envie uma mensagem pra gente. Vamos conversar!

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