Os Riscos da Contabilidade “Faça Você Mesmo”

Os riscos da contabilidade Faça Você Mesmo

Há alguns anos atrás a contabilidade online ganhou força no mercado tendo como base sistemas de padronização de processos contábeis que ainda hoje se denominam “econômicos”. Eles são chamados assim, porque oferecem aos teus usuários a dinâmica do “faça você mesmo”, ou seja, apresentam baixo custo por serem operados pelo próprio cliente e por não incluírem customizações específicas ao contexto de quem os contrata.

A gente acredita que é altamente possível oferecer contabilidade digital, desde que feita por profissionais bem preparados e sem abrir mão da humanização e do cuidado com as particularidades de cada negócio. Para que a abertura de uma empresa e a tua contabilidade aconteçam, é necessária a realização de vínculos governamentais, de uma avaliação cuidadosa de critérios e parâmetros de cunho jurídico e tributário, do desenrolar de trâmites legais, de pagamentos de taxas avulsas e/ou periódicas e uma série de detalhes que, se tratados sem o preparo e as orientações adequadas, podem gerar dúvidas, despertar inseguranças e fomentar erros graves que a médio e longo prazo podem trazer danos irreparáveis.

É aí que mora o problema do “faça você mesmo” quando o assunto é a contabilidade da tua empresa. Sistemas de padronização contábil são oferecidos por preços aparentemente mais baixos como forma de justificar a impessoalidade do processamento em massa dos teus dados e o investimento absurdo de tempo que como empreendedor tu fazes, em tarefas que passam a tomar o lugar de outras mais relevantes e que fariam a tua empresa crescer ainda mais.

Os principais riscos que este modelo de contabilidade pode ocasionar e que uma contabilidade realizada com cuidado e acompanhamento previne, são:

Lançamentos inconsistentes

A emissão das notas fiscais e o preenchimento de valores recebidos e valores pagos na plataforma podem ser porta de entrada à inconsistências se realizados sem orientação prévia. Ser orientado por bons profissionais para entender as particularidades da empresa, teu regime tributário e as ações que representam boas práticas para o teu financeiro, fazem toda a diferença no fornecimento correto de informações.

Ausência de suporte e orientações adequadas

A plataforma gera as guias de impostos com base no que tu informas nas notas fiscais e envia tuas informações para a Receita Federal sem nenhum tipo de conferência. Não há diálogo de consistência e uma consideração cuidadosa ao caixa e às transações da tua empresa. Uma contabilidade bem feita, avalia as notas e apura os impostos de forma exclusiva para cada cliente e havendo inconsistências, cada um é comunicado imediatamente. Além disso, ela se certifica que os lançamentos estão corretos e os devidos comprovantes são consistentes para embasar a contabilidade e os envios à Receita no período corrente.

Falta de atualização diante de novas normas contábeis vigentes

O sistema apresenta padrões e ações pré programadas para ser usado em um universo sócio-econômico que se dinamiza. Uma contabilidade eficaz realiza as conferências necessárias, dialoga com o cenário atual e elabora a contabilidade com base nas normas contábeis vigentes no momento. A forma de trabalho se adapta ao contexto do cliente, da região onde a tua empresa se localiza e com as medidas governamentais do país como um todo.

Abertura de empresa às cegas e equívocos de enquadramento tributário

Estas plataformas oferecem abertura de empresa “grátis” desde que tu pagues a assinatura por um tempo definido, exigindo fidelidade de ti no uso do sistema por no mínimo 12 meses. Tu realizas os processos sem avaliar na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) quais são de fato adequadas ao que tu vais executar na tua empresa. Na maioria das vezes, a escolha de um modelo tributário segue um padrão sem que tu entendas de verdade o que está por trás desta escolha, além de tu seres pego de surpresa por taxas previstas nas etapas do processo de cadastramento que o sistema não te avisa que existem. É um movimento feito às cegas, sem acompanhamento. Uma contabilidade cuidadosa caminha contigo e te orienta sobre cada etapa dessa jornada sem te exigir fidelidade. Ela realiza uma análise cadastral completa, bem como a análise do melhor enquadramento tributário para o teu caso e tu permaneces porque se sente bem atendido e conectado com olhar que ela tem pro teu negócio.

Impessoalidade no trato de particularidades do teu negócio

Nos sistemas de padronização contábil o suporte é realizado por tickets intermináveis. Tu sempre falas com uma pessoa diferente, que segue procedimentos padrão de atendimento e não está contextualizada com o funcionamento do teu negócio. Uma contabilidade próxima, oferece suporte pelo canal que tu preferires e com um atendimento humanizado. Ela oferece o alívio de ser atendido por uma pessoa que conhece bem a tua empresa, facilitando a comunicação e o entendimento das tuas dúvidas.

Relação meramente virtual e comercial

Por meio destas plataformas, o atendimento é exclusivamente online e a tua contabilidade é assinada por um contador que não olha de fato a tua movimentação e que tu não conheces. Numa empresa parceira, a tua contabilidade é feita por contadores de verdade, que avaliam os riscos inerentes ao teu negócio. Teu contador tem nome e sobrenome e tu tens contato direto com ele sempre que precisares. Além disso, a parceria pressupõe presença. O atendimento se dá de maneira online, mas também presencial. Há abertura para discussões sobre teus projetos e/ou o que for importante para o teu negócio.

A gente acredita muito na contabilidade digital. Mas pra gente ela não é sinônimo de “caminhe sozinho e te previnas como der”. Na verdade, a gente vê na contabilidade digital uma oportunidade de crescimento por meio de um relacionamento de parceria genuíno, conhecimento profundo da tua empresa, experiência em minuciosa prevenção de riscos e análises consistentes para tomada de decisões gerenciais estratégicas e conscientes. Por isso, muito cuidado na escolha da tua contabilidade. Econômica de verdade é a contabilidade cuja entrega justifica cada centavo que tu investes e com a qual tu não te sentes sozinho/a. Contabilidade segura é contabilidade de gente pra gente.

Quer saber como ela funciona? Mande uma mensagem que entramos em contato contigo. 😉

Baixe nosso eBook

Você também pode se interessar

Interessado? Assine nssa Newsletter