Em Convexa

Um dos principais desafios que as empresas têm e sempre tiveram é criar boas metas e alinhar essas metas entre todas as pessoas da organização.

Sabendo disso, nós da Convexa Contabilidade vamos te ensinar hoje como é que a Google, Twitter, Oracle e várias outras empresas do Vale do Silício têm trabalhado com metas, através de uma metodologia muito simples e que você pode começar a utilizar hoje mesmo em sua startup: OKR (Objectives and Key Results).

O que é OKR? Como ela pode ajudar sua startup?

A OKR é uma metodologia que resume a um conjunto de “objetivos e resultados chave” e é uma técnica que ficou conhecida por ter sido utilizada pela Google para a gestão das metas da organização desde a época em que tinha apenas 40 funcionários.

Com a metodologia, além de definir objetivos para todas as pessoas e departamentos da organização, fica simples de organizar as metas de maneira a manter as pessoas trabalhando alinhadas para o mesmo objetivo e também de acompanhar o atingimento dos objetivos definidos.

Como definir as OKR’s da sua startup?

Para a definição das OKRs, é importante entendermos a ideia essencial dessa metodologia: definição de macro-objetivos (exemplo: melhorar a satisfação dos clientes) da empresa e dos resultados-chave relacionados a cada objetivo (exemplo: número de clientes que contratam sua startup com uma determinada recorrência).

Como podemos observar, a etapa da definição das OKRs é de extrema importância, pois quanto melhor definidas elas forem, mais na direção de seus objetivos a empresa estará e melhor medido o atingimento desses objetivos estará (através do acompanhamento de seus resultados-chave).

Sendo assim, listamos abaixo algumas dicas para a definição dos objetivos e resultados-chave:

– Lembre de sempre definir resultados-chave que sejam simples de mensurar (facilmente quantificáveis);

– Somente defina como objetivo as ambições reais da empresa e os resultados-chave que estão totalmente conectados com esses objetivos, evitando criar um conjunto com OKRs em quantidade além da necessária (que pode atrapalhar a execução);

– Mantenha sempre os OKRs transparentes para todos os níveis da empresa, possibilitando que toda a organização possa visualizar e participar da maneira mais ativa possível do atingimento dos objetivos;

Por que controlar e acompanhar os resultados de sua startup?

Caso você passe a utilizar a metodologia OKR em sua startup, será de extrema importância que você, de fato, acompanhe os resultados obtidos, já que isso está na essência dessa metodologia e é um processo necessário para que ela funcione da melhor maneira, gerando diversas vantagens para a sua startup, como:

– Processos melhor assimilados pela equipe (por serem mais simples);

– Maior engajamento da equipe (colaboradores estarão cientes dos objetivos reais da empresa e, assim, entenderão a importância da execução de cada processo);

– Maior produtividade (uma equipe focada produz mais);

– Mensuração dos resultados (a empresa passará a entender melhor o que, de fato, está funcionando e o que não está).

Contudo, para que sua startup de fato obtenha as vantagens da metodologia OKR, é de extrema importância que você conheça e entenda os números de diversos setores da sua empresa. Para isso, nada melhor do que ter um bom contador para sentar com você e lhe orientar quanto às finanças da empresa e lhe fazer entender os números que sua startup apresenta.

Para conhecer e entender melhor os números da sua empresa, conte com a Convexa Contabilidade: somos especializados e apaixonados por ajudar empresas a melhorar seus desempenhos através de uma melhor organização financeira, entendimento dos números e prevenção dos riscos!

Posts Recentes

Digite a palavra e pressione Enter para buscar

WhatsApp chat