Em Convexa

Todo mundo tem sonhado em conquistar sua independência financeira através da abertura do próprio negócio.  Uns optam por trabalhar em casa após o expediente e buscam abrir uma empresa. Todavia, por causa da falta de informação sobre como abrir a própria empresa, as pessoas acabam por desanimar e declinam à ideia de abrir a própria empresa.

Nós iremos dar algumas dicas para que você abra a sua empresa e seja seu próprio patrão com poucos recursos! Neste artigo iremos dar ideias para lhe ajudar nesta jornada!

Dica#1 – Conheça seu talento.

Uma dica aparentemente óbvia, mas de suma importância: Conhecer e ter o domínio sobre aquilo que deseja que se torne uma empresa. Logicamente, na fase inicial de um negócio você nem sempre de imediato poderá contratar funcionários ou ter mão de obra o suficiente para lhe ajudar. Dessa forma, até que comece a formar sua própria equipe, você poderá ter que executar algumas atividades sozinho. Então, abrir um negócio por modismo ou querer logo de inicio investir em uma equipe, não é o ideal se quer abrir uma empresa e gastar pouco.

Dica#2 – Faça um Planejamento

Um plano de negócios estabelece o que você deseja alcançar fora do seu negócio e como você vai fazê-lo.

 

Ele incluirá detalhes sobre o seu negócio, quais são seus produtos e serviços, como suas finanças funcionarão e definir metas para o que você gostaria de alcançar.

 

Um Plano de Negócios Explica:

 

  • Qual é o seu negócio;
  • Porque você está no negócio;
  • Como funciona o seu negócio;
  • O que é o seu Produto ou Serviço;
  • Onde você operará seu negócio
  • Como você vai gerar lucro;
  • Quem são seus clientes;
  • Por que sua empresa é importante;
  • Plano de Marketing.

 

Este planejamento é o segundo passo para se tomar quando já se sabe o que deseja abrir como negócio. Assim, você evitará gastos desnecessários como, por exemplo, abrir uma loja em um lugar onde não terá demanda de clientes o suficiente e saberá como agir de forma racional.

Dica#3 – Estabelecer Departamentos em sua Empresa

Existem 03 departamentos em uma empresa que são importantíssimos: A Administração, o Departamento de RH e a Contabilidade.

Mesmo que esteja fazendo bolos para vender no trabalho seria interessante que aprenda a administrar bem o seu negócio. Suponhamos que você além de vender diretamente, tenha outra pessoa que venda para você, no caso de um revendedor.

Saber a frequência com que ele irá trabalhar, horário e local de vendas é uma forma organizada de gerenciar seu pessoal.

Contabilizar cada gasto que tiver quanto vendeu e quanto gastou é responsabilidade do seu departamento contábil e deve ser feito de forma séria. Veja que não precisa ter um escritório para isso de início.

Apenas se dispor de anotações separadas e bem organizadas como planilhas (simples que seja) irá poder ter uma visão mais ampla de sua empresa.

Conforme ela for crescendo, ai sim você poderá começar a dispor de uma secretária e um escritório de contabilidade para fazer os pagamentos dos seus colaboradores tal como outras questões de documentações de suas lojas e outras questões se forem o caso.

De qualquer forma, mesmo que trabalhe em casa, trate seu pequeno negócio como uma empresa grande.

De inicio, fazendo todos estes processos, saberá como funciona cada etapa de sua empresa e conhecer todas as funções de cada departamento, mesmo que tenha quem o faça para você é bem inteligente.

 

Dica#4 – Não invista Mais do que Pode Gastar

Este é um problema que atinge muitos pequenos empresários e os levam a fechar as portas em apenas um curto espaço de tempo: O mau planejamento e com isso, as dívidas.

Se pretender abrir um negócio o ideal é que disponha de uma quantia que esteja dentro de seu orçamento.

Fazer com que sua empresa “sobreviva” os primeiros 2 anos do próprio capital de giro é o recomendável.

Pegar empréstimos arriscados logo de inicio pode ser uma atitude não muito sábia, pois por mais que a ideia e todo o planejamento sejam bem sucedidos, ainda sim existirá uma margem de risco do negócio não fluir.

E a pergunta é: o que irá fazer se o negócio não fluir como o planejado?

Warren Buffett é um bilionário que começou sua carreira de investidor na bolsa de valores com apenas $100,00 dólares. Após seu sucesso como empreendedor, muitos jornalistas perguntaram a ele qual o segredo do seu sucesso, e ele disse: “Nunca acreditar 100% em uma ideia, e caso tenha que recuar, tenha sempre para onde ir”.

Pensando como um bilionário veja que seu investimento nunca poderá ser tão arriscado de forma que não tenha como recuar, caso contrário ficará frustrado e com dívidas.

O recomendável para se investir em seu negócio (no caso de empréstimo) é quando ele está sólido e você tenha a certeza que não precisará vender nenhum bem para paga-lo depois.

Eduque-se e busque orientação e apoio aos negócios

 

Participe de eventos de negócios, Workshops e seminários para pequenas empresas, que são realizados regularmente em todo o território nacional e tratam de questões como planejamento, marketing, gestão financeira, inovação, contratação de funcionários e exportação se for o caso.

 

Você também pode achar útil participar de eventos de rede para ajudar a expandir seus negócios. Ao desenvolver redes, você pode manter-se atualizado sobre informações locais e do setor, promover seus negócios por meio de novos contatos e aprender as principais habilidades de outras empresas.

 

Para você que quer abrir ou formalizar a sua empresa, venha tomar um café com a gente e conversar sobre o seu projeto. Teremos o maior prazer em ajudar você a conquistar esse objetivo. Clique aqui e saiba mais.

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