Em Convexa

No cenário em que vivemos, já é consenso de todos nós (inclusive dos mais velhos) a grande importância que a Tecnologia da Informação (TI) passou a representar para o dia-a-dia das empresas e das pessoas. É inegável que temos em mãos hoje facilidades como: bons portais online de notícias, lojas virtuais e aplicativos.

Aproveitando essa demanda crescente por soluções digitais (sites, aplicativos, etc) para resolver problemas que sempre existiram, cada vez mais pessoas vêm se especializando profissionalmente no mercado de TI. Profissões como “Desenvolvedor de Software” e “Analista de Sistemas”, por exemplo, em muitos casos, passam a ser exercidas pelo profissional com a criação de sua própria empresa de TI.

Com isso, no artigo de hoje iremos abordar 5 dicas que são cruciais para o empresário da Tecnologia da Informação utilizar em seu negócio de forma a atingir resultados de sucesso.

1) Mesmo que comece pequeno, busque os melhores profissionais

Uma empresa organizada, promissora e com ambições claras poderá atrair alguns dos melhores profissionais (mesmo que esteja começando pequena).

Sendo assim, considerando que as pessoas são imprescindíveis para as empresas, sobretudo para as empresas de serviços, um grande diferencial competitivo para a sua empresa de TI poderá ser a montagem de uma boa equipe de TI. É importante dar uma atenção especial à divulgação ampla da vaga em sites como InfoJobs, LinkedIn, murais de universidades e também em comunidades específicas da área de TI (como, por exemplo, grupos do Facebook especificamente sobre TI da cidade em que estará localizada sua empresa). Depois disso, não tenha preguiça de analisar com calma os diversos currículos que terá recebido. Posteriormente, entreviste os profissionais que tenham atendido aos critérios iniciais, inclusive analise se o candidato demonstra aquele “brilho nos olhos” ao conhecer suas ambições para o negócio e se realmente está disposto a lhe ajudar a construir o sucesso que você almeja.

2) Leve sua empresa para eventos da área

Seja uma feira de TI, um workshop, uma palestra ou qualquer outro evento de áreas relacionadas à sua empresa ou ao problema que a sua solução digital resolve, esteja presente e preparado para fazer uma boa apresentação dos seus serviços.

Esses eventos, em geral, costumam proporcionar aumento de clientes e/ou networking.

3) Utilize a internet a seu favor

Ter um site atraente para a sua empresa hoje pode ser mais significativo do que ter um local físico apresentável.

Tendo em vista que atualmente muitos contatos de prospecção e networking acontecem pela internet, é importante que a sua empresa esteja bem apresentável nos principais locais online (Site, Facebook, LinkedIn, etc).

Ah, não esqueça do ranqueamento nos sites de busca: caso identifique, por exemplo, que a maior parte dos clientes buscam o tipo de serviço de TI que você presta através do Google, estude contratar uma agência para fazer um trabalho de otimização do seu ranqueamento no Google e, até mesmo, para criar seus próprios anúncios pagos do Google.

4) Contabilidade e impostos das empresas de TI

O importante de o empresário da TI saber sobre a área contábil e tributária é que existem diversos tipos de atividades do ramo que podem ser selecionadas no momento do registro da empresa. Na maioria dos casos, a forma como são calculados os impostos da empresa variam de acordo com estes tipos de atividades, sendo, portanto, importante que esse processo seja realizado da melhor maneira possível e por profissionais qualificados, evitando problemas com a fiscalização.

Além disso, tendo em vista que, em muitos casos, as empresas de tecnologia buscam investimentos em bancos ou através de venda de participação na empresa para investidores, é de extrema importância que toda a contabilidade da empresa esteja sendo realizada de maneira impecável. Com os números demonstrando a realidade da empresa e com registros que possibilitem um bom nível de organização, a empresa se torna uma candidata com mais facilidade de obter qualquer tipo de investimento externo.

Para que isso seja possível, o recomendado é a contratação de uma empresa contábil moderna e organizada, preferencialmente especializada em contabilidade para empresas de TI.

5) Planejamento e processos financeiros

Trabalhando “lado a lado” com a contabilidade, a parte financeira da sua empresa de TI merece a devida atenção.

Para que a contabilidade possa, por exemplo, demonstrar organização e resultados atraentes aos investidores, os processos e planejamento das finanças devem estar ocorrendo da melhor maneira possível.

Com as finanças organizadas, também será possível, por exemplo, saber quantos funcionários a empresa terá capacidade financeira de contratar, informação extremamente importante para as empresas de TI (que, em muitos casos, possuem rápido crescimento e consequente demanda por contratação de novos desenvolvedores, testadores de software, etc).

Posts Recentes

Digite a palavra e pressione Enter para buscar

WhatsApp chat